Uma melhor compreensão acerca de software(s)
Li algumas informações a respeito de software livre e software proprietário e achei importantíssimas, pois eu ainda não havia me dado conta da grandiosidade dos mesmos, especialmente do software livre – que mais me interessou.
Neste breve texto, quero expor minha compreensão acerca dos mesmos, começando por apresentar uma pequena definição de cada um:
@ software livre: segundo a Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. A liberdade de tais diretrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário ( veremos abaixo), mas não ao software que é vendido almejando lucro ( software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.
@ software proprietário ou não livre: é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida proibidas pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre. Para que se possa utiliza-lo, deve-se ter permissão do proprietário ou pagar – adquirir uma licença, onerosa, para cada uma das ações.
A partir desses conceitos, é imprescindível que nós profissionais da educação saibamos da valorosa ajuda e/ou contribuição que temos com a sala de informática com o Programa Linux instalado. Este é um exemplo de software livre, que possui inúmeros aquisitivos educacionais. Para tanto, está na hora de aprendermos sobre eles para não deixarmos nossos alunos, em pleno século XXI, à mercê de tudo o que ele oferece.
Além de aprendermos os aquisitivos, também é importante saber sua origem, sua história. O software livre é um novo caminho, com muitas possibilidades e com muito mais segurança.
Jucilei Passoni Giacomin
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário